Cursos Online

A Escola Japonesa de Piano (25 e 26/9)

A Escola Japonesa de Piano (25 e 26/9) - Foto 1

WORKSHOP "A ESCOLA JAPONESA DE PIANO E O DESENVOLVIMENTO DA SONORIDADE E DO VIRTUOSISMO TÉCNICO"

Radicado no Japão desde 1983, o pianista brasileiro Cláudio Lisbôa Soares desenvolve uma intensa atividade musical internacional. Especializado em virtuosidade e em desenvolvimento de alunos de alta performance, Cláudio é Professor Titular da Osaka College of Music e convidado frequente para o júri de diversos concursos internacionais. Vários de seus alunos foram premiados em importantes concursos internacionais, como os de Genebra, Jaen, Long-Tibeaud e Sakai, e, recentemente, duas de suas alunas foram selecionadas para um dos mais importantes concursos do mundo: o XVIII Concurso Internacional Chopin de Varsóvia. Neste workshop, Cláudio apresentará a sua experiência como professor no Japão e também os princípios para o desenvolvimento do virtuosismo e da musicalidade nos alunos.

CONTEÚDO DO WHORKSHOP

  • Parte I (Teórica) : Introdução sobre o processo físico e psicológico da técnica.

    1. Música como linguagem

    2. O movimento circular do som nos seus vários estágios.

    a. leitura da partitura

    b. processamento

    c. imaginação sonora

    d. o processo físico

    e. o contato com o instrumento

    f. audição

  • Parte II (Teórica): A metodologia de ensino

1. Os estágios do desenvolvimento de crianças e jovens até o virtuosismo

2. repertório e objetivos

3. fomento da personalidade

  • Parte III (Prática): Aplicação dos princípios apresentados em alunos selecionados.

  • Observações:

1 - Curso indicado para professores e estudantes de piano.

2 - Para a melhor compreensão do curso, sugerimos que os alunos leiam anteriormente o livro "O Mundo do Som", escrito pelo professor Cláudio Lisbôa Soares e lançado pela FUNARTE: shorturl.at/rALNV

INFORMAÇÕES GERAIS:

  • Data de realização: 25 e 26 de Setembro de 2021 (Sábado e domingo)
  • Horário: 10 às 12 horas (Horário de Brasília)
  • Plataforma: Zoom
  • Idioma do curso: Português
  • Inscrições: Até 24 de Setembro às 17 horas (Horário de Brasília)
  • Link de acesso: O link da aula será enviado até 1 hora antes do início da aula, através do e-mail e do grupo de alunos de Whatsapp. Favor conferir se o e-mail está na caixa de SPAM.
  • Disponibilidade: As aulas serão ao vivo, mas serão gravadas e ficarão disponíveis para os alunos por 3 meses.
  • Número máximo de vagas: 50
  • Preço: R$ 170,00 (Cento e Setenta Reais)

INSCRIÇÃO E PAGAMENTO:

  • Para se inscrever, basta preencher o formulário de inscrição, realizar o pagamento através do Botão Pagseguro e enviar comprovante de pagamento para o e-mail workshops.virtuosi@gmail.com. Ressaltamos que a inscrição só será confirmada mediante o recebimento do pagamento.

  • Formulário de inscrição: https://forms.gle/2wnJ8VYAcxMcwirv6
  • Pagamento: Será feito através da Plataforma Pagseguro por pix, cartão de crédito ou boleto. Favor clicar no botão abaixo para realizar o pagamento:

  • Para tocar na parte prática da aula: Após o pagamento da inscrição, os candidatos que quiserem se apresentar como alunos ativos da parte prática do workshop devem preencher o formulário a seguir e enviar a gravação até o dia 18 de setembro: https://forms.gle/UVWaVvLR4Z7jgz3K9

INFORMAÇÕES PARA COMPRAS INTERNACIONAIS

  • Valor: 30 euros ou US$ 36,00 (As taxas da transferência internacional já estão incluídas)
  • Forma de pagamento: Através do Paypal. Caso haja interesse, favor entrar em contato pelo e-mail virtuosibh@gmail.com para receber a invoice.

LINKS:

  • Aula para um aluno japonês:

  • Concerto com o violinista Cláudio Cruz:

  • Entrevistas de Momoko Mizutani e Asaka Miyoshi, alunas de Cláudio Lisbôa Soares, para o Concurso Chopin de Varsóvia:

  • Entrevista para o lançamento do livro "O Mundo do Som" pela FUNARTE no Brasil:

CLÁUDIO LISBÔA SOARES

Cláudio J. Lisbôa Soares é natural de Passo Fundo (RS) e iniciou seus estudos musicais em Porto Alegre com a Prof Dulce Machado. Aos 17 anos, transferiu-se para o Rio de Janeiro, onde estudou durante 5 anos sob a orientação do pianista Miguel Proença. Em 1977, prosseguiu seus estudos na Escola Superior para Música e Teatro de Hannover como bolsista do Serviço de Intercâmbio Acadêmico do Governo Alemão, sob a orientação do renomado Prof. Hans Leygraf. Em seguida, diplomou-se pela Escola superior de Música de Hamburg, sob a orientação da Profa. Yara Bernette.

Residindo no Japão desde 1983, Cláudio Soares vem desenvolvendo uma intensa atividade musical, apresentando-se em recitais e como solista de orquestras. Também vem participando de conjuntos de música de câmara e acompanhando cantores, principalmente em Lied Alemão tanto no Japão como no Brasil , Europa e Ásia. Realizou vários concertos acompanhando o renomado violinista e maestro brasileiro Cláudio Cruz.

Como pedagogo reconhecido internacionalmente, tendo realizado cursos e palestras em várias Escolas e Universidades do Japão, Brasil, Itália, França, Áustria e Alemanha e Síria. Especializado em virtuosidade, vem cultivando uma série de jovens pianistas japoneses, que arrebataram no últimos anos prêmios em vários concursos internacionais como o de Genebra (2010), Ettlingen (1992 e 2002), Jaen (2014), Paloma O’Shea Santander (2015), F.Busoni (2013), Lyon (2011), AMA Calabria (2006), Long-Tiebaud (2007), Hamamatsu e muitos outros.

Publicou em 1995 pela Yamaha Music Media o livro “Mundo dos Sons” (Publicado no Brasil recentemente pela Funarte), que no Japão já superou mais de 20 edições. Em 2003, publicou pela mesma editora o livro “Guia de estudo e interpretação da obra de J.S.Bach” que vem sendo reeditado anualmente. Cláudio Soares é atualmente professor da Universidade do Departamento de Artes da Universidade Doshisha de Kyoto e tem o título de Prof. extra curricular do renomado Osaka College for Music, Diretor da Associação de Piano de Sakai e do Concurso Internacional de Piano de Sakai. Foi Jurado em vários concursos internacionais e como membro da PTNA é membro constante do concurso nacional patrocinado pela entidade.

CONSIDERAÇÃO FINAL:

* O conteúdo dos cursos ministrados é de responsabilidade exclusiva dos professores convidados, pois a Virtuosi Produções é apenas a intermediária comercial.