Cursos Online

Clara e Brahms (Simone Leitão_20 e 27/11)

Clara e Brahms (Simone Leitão_20 e 27/11) - Foto 1

WORKSHOP "CLARA SCHUMANN E JOHANNES BRAHMS: ENTRE MÚSICA, AMOR, PARCERIA E VIDA"

A Dra. Simone Leitão, uma das mais destacadas pianistas da atualidade do Brasil, apresentará um workshop essencial sobre dois gigantes musicais do século XIX: Clara Schumann e Johannes Brahms, ou Clara e Hannes, como eles se chamavam. Muito se especula sobre a relação entre os dois: seria amor, amizade, uma parceria musical ou tudo isso junto?

Especulações à parte, Simone mostrará um pouco da biografia e da personalidade de cada um, com a intenção de desenvolver nos participantes do curso o entendimento não só do compositor e sua obra, mas também da vida, da mentalidade e do processo criativo da intérprete. Clara foi a mulher mais importante da música no século XIX: foi compositora também, mas escolheu ser pianista acima de tudo. Brahms foi único: a ponte do alto romantismo com a base das linguagens modernas. Este curso é essencial para quem deseja entender como estes dois grandes personagens influenciaram a Música do seu tempo.

INFORMAÇÕES GERAIS:

  • Data de realização: 20 e 27 de Novembro de 2021 (Sábado)
  • Horário: 10:30 às 12 horas (Horário de Brasília)
  • Plataforma: Zoom
  • Inscrições: Até 19 de Novembro às 17 horas (Horário de Brasília) ou enquanto houver vagas
  • Acesso: O link da aula será enviado até 1 hora antes do início da aula, através do e-mail e do grupo de alunos de Whatsapp. Favor conferir se o e-mail está na caixa de SPAM.
  • Disponibilidade: As aulas serão ao vivo, mas serão gravadas e ficarão disponíveis para os alunos por 3 meses.
  • Número máximo de vagas: 100 (lotação da Sala Zoom)
  • Preço: R$ 170,00 (Cento e Setenta Reais)

INSCRIÇÃO E PAGAMENTO:

  • Para se inscrever, basta preencher o formulário de inscrição, realizar o pagamento através do Botão Pagseguro e enviar comprovante de pagamento para o e-mail workshops.virtuosi@gmail.com. Ressaltamos que a inscrição só será confirmada mediante o recebimento do pagamento.

  • Formulário de inscrição: https://forms.gle/r8wR4dHgKE9Ve7GZA

  • Pagamento: Pode ser feito por pix, cartão de débito, crédito ou boleto através da plataforma PagSeguro (Favor clicar no botão abaixo):

INFORMAÇÕES PARA COMPRAS INTERNACIONAIS

  • Valor: 30 euros ou US$ 36,00 (As taxas da transferência internacional já estão incluídas)
  • Forma de pagamento: Através do Paypal. Caso haja interesse, favor entrar em contato pelo e-mail virtuosibh@gmail.com para receber a invoice.

SOBRE SIMONE LEITÃO:

Uma das mais ativas pianistas brasileiras da atualidade, a mineira Simone Leitão mantém uma intensa agenda de concertos em todo o mundo. Já se apresentou em turnês pelo Brasil, Europa, Ásia e vários países da América, com destaque para suas 4 apresentações no lendário Carnegie Hall em Nova York.

Empreendedora cultural e social é diretora artistica e fundadora da Academia Jovem Concertante e da Semana de Música de Camara do Rio.
Doutora em Piano e História da Música pela University of Miami, e mestre em piano pela Academia da Noruega. Foi aluna de Ivan Davis (discípulo de Horowitz) e Geir Braaten. No Brasil estudou com Linda Bustani e Homero Magalhães.

Colaborou sendo solista com as maiores orquestras brasileiras e importantes orquestras dos EUA, trabalhando com maestros como Eduardo Marturet da Miami Symphony, Alastair Willis , Apo Hsu, Victor Hugo Toro, Daniel Guedes, Luiz Fernando Malheiros, entre outros. Gravou para a BBC radio 3 de Londres, para o selo americano MSR Classic, Danish Radio, Southern California Classical Radio, Radio MEC, entre outras. Em 2013 foi personagem principal do documentário de Katia Lund e Laís Bodansky “Pare, Olhe, Escute” sobre sua turnê nacional com a Orquestra de Barra Mansa.

"O Bach de Simone Leitão é cheio de imaginação e alma." - Revista Grammophone, Londres 2018.
"Técnica Fluente, paixão, precisão e controle. Uma artista nata." The New York Review 2015
“Simone foi a solista com a Miami Symphony, mostrando técnica perfeita e toque poético.” Miami Herald 2009
“Leitão’s Bach playing is full of imagination and soul” Gramophone UK. London, 2018
"Fluent technique, passion, precision and flawless control. A natural born artist." Harry Rolnick, New York Review 2015

LINKS:

Concerto da pianista Simone Leitão com a Orquestra Sinfônica Brasileira - Shostakovich - 1o Concerto para piano e orquestra

Beethoven - Piano Trio, Op. 11 - Simone Leitão (piano), Antonella Pareschi (violino) e Lisiane de los Santos (violoncelo)