Interpretação barroca para cordas friccionadas - Virtuosi Produções Artísticas - LTDA
Cursos Online

Interpretação barroca para cordas friccionadas

Interpretação barroca para cordas friccionadas - Foto 1

Workshop "Instrumentos de cordas friccionadas – uma abordagem histórica, prática e pedagógica" - Prof. Dr. Marcus Held.

Natural de São Paulo, Marcus Held é violinista, violista e pesquisador especializado na música dos séculos XVI, XVII e XVIII com uma agenda ocupada como recitalista, spalla convidado e palestrante em diversas ocasiões ao redor do Brasil. É Doutor em Musicologia pela Universidade de São Paulo (USP), instituição na qual atualmente realiza pesquisa em nível de Pós-Doutorado, membro-pesquisador do Grupo de Estudos da Performance de Instrumentos de Cordas (GEPinC – Unicamp), Spalla do Eos – Música Antiga USP, da Trupe Barroca e professor de Violino Barroco, História da Música e Música de Câmara no Conservatório de Tatuí. É também idealizador e fundador do Música Pretérita, projeto dedicado à divulgação da pesquisa em música ao grande público (YouTube e Instagram).

CONTEÚDO

11 e 12/07/22 - Segunda e Terça - 19:30 às 21:30 horas

- Aspectos históricos, vinculando a origem dos instrumentos de cordas friccionadas às representações iconográficas de suas técnicas e seus ambientes de uso. Pretende-se, também, abordar tratados musicais de dos séculos XVII e XVIII, a fim de depreender suas práticas interpretativas.

- Aspectos interpretativos da música barroca (com ênfase em Johann Sebastian Bach) e o ensino desse repertório aos instrumentistas modernos.

INFORMAÇÕES GERAIS

  • Apresentação: Marcus Held // Intermediação: Ederson Urias
  • Data de realização: 11 e 12/7 (Segunda e Terça)
  • Horário: 19:30 às 21:30 (Horário de Brasília) --> Carga-horária total de 8 horas.
  • Plataforma: Zoom
  • Inscrições: Até o dia 11/6 às 15 horas
  • Link: O link da aula será enviado aos participantes até 1 hora antes do início do curso através do whatsapp e do e-mail. Favor verificar a caixa de spam.
  • Disponibilidade: As aulas serão ao vivo, mas serão gravadas e ficarão disponíveis para os alunos por 90 dias através da plataforma Vimeo
  • Preço: R$ 180,00 (Cento e Oitenta Reais)

INSCRIÇÃO E PAGAMENTO:

  • Para se inscrever, basta preencher o formulário de inscrição, realizar o pagamento através do Botão Pagseguro e enviar comprovante de pagamento para o e-mail workshops.virtuosi@gmail.com. Ressaltamos que a inscrição só será confirmada mediante o recebimento do pagamento.

  • Formulário de inscrição: https://forms.gle/9rhMUF3mB9p8F8sZ8

  • Pagamento: Pode ser feito por pix, cartão de débito, crédito ou boleto através da plataforma PagSeguro. Favor clicar no botão abaixo:

Prof. Dr. Marcus Held:

Natural de São Paulo, Marcus Held é violinista, violista e pesquisador especializado na música dos séculos XVI, XVII e XVIII com uma agenda ocupada como recitalista, spalla convidado e palestrante em diversas ocasiões ao redor do Brasil. Doutor em Musicologia pela Universidade de São Paulo (USP), instituição na qual atualmente realiza pesquisa em nível de Pós-Doutorado, sob a supervisão da Profa Dra Mônica Isabel Lucas.

Held aperfeiçoou seus estudos na Escola de Música do Estado de São Paulo (EMESP), na Escola Municipal de Música de São Paulo (EMM) e na Escola Superior de Música de Catalunya (ESMUC, em Barcelona) com músicos consagrados como Luis Otavio Santos, Emílio Moreno e Manfredo Kraemer. Também participou de masterclasses com Sigiswald Kuijken (Bélgica/Holanda);Walter Reiter, Judy Tarling, Phillip Thorby, Gail Henessy, Peter Holman, James Johnstone, Jeniffer Morsches e Rodolfo Richter (Inglaterra); Julia Kuhn (Alemanha); Cynthia Freivogel, Rebecca Huber, David Wish e William Carter (EUA); Juan Manuel Quintana, Javier Artigas, Xavier Diaz-Latorre, Pedro Estevan e Pedro Memelsdorf (Espanha); Diego Nadra e Maria Cristina Khier (Argentina); Chouchane Siranossian, Mira Glodeanu e Stephanie Marie-Degand (França); Alessandro Santoro e Ricardo Kanji (Brasil). Participou de mais de 30 festivais no Brasil, Portugal, Espanha, Itália, Inglaterra e Escócia.

Desde 2015, é regularmente convidado para palestrar em instituições de ensino e pesquisa de renome no Brasil, como o Conservatório de Tatuí, Instituto Baccarelli de São Paulo e Areté – Centro de Estudos Helênicos, bem como em diversas universidades (USP, UNESP, Unicamp, Unirio e UFG). Foi professor convidado de violino e viola em eventos como o III Encontro Campestre de Violas, o I Festival Internacional de Música em Casa (FIMUCA) e as edições V e VI da Série de Música Antiga de Goiás (SMAG). Palestrou nos episódios 30 e 34 da série Cravistas em Quarentena, projeto idealizado pela Profa Dra Beatriz Pavan. Em 2021 e 2022, é membro do júri do World Vision Music Contest e professor no Classic@Home.

Atualmente, é membro-pesquisador do Grupo de Estudos da Performance de Instrumentos de Cordas (GEPinC – Unicamp), Spalla do Eos – Música Antiga USP, da Trupe Barroca e professor de Violino Barroco, História da Música e Música de Câmara no Conservatório de Tatuí. Idealizador e fundador do Música Pretérita, projeto dedicado à divulgação da pesquisa em música ao grande público (YouTube e Instagram).