Os Estudos para piano de F. Chopin (Scebba)
Os Estudos para piano de F. Chopin
Embora desde o fim do século XVIII houvesse vários estudos para piano, como os de Cramer, Czerny e Clementi, os de Chopin revolucionaram a técnica pianística e se tornaram fundamentais para o repertório de um pianista. Para falarmos sobre este assunto, convidamos o professor Miguel Angel Scebba, que explicará os estudos dos Op. 10 e 25, detalhando as dificuldades técnicas encontradas e possíveis soluções.
Formado nos Conservatórios de Moscow, São Petersburgo e Kiev, o argentino Miguel Angel Scebba é o que podemos chamar de músico completo: pianista virtuoso de interpretações arrebatadoras, Scebba é também um notável pedagogo da música, além de prolífico compositor. Radicado na Bahia, foi Professor Titular da Universidade de San Juan (Argentina) e hoje é um dos principais pianistas em atividade do Brasil.
CONTEÚDO
O Curso "24 Estudos de Chopin" será ministrado em dois módulos, o primeiro dedicado ao op. 10 e o segundo ao op.25, pois uma grande diferença na concepção da técnica pianística separa esses dois cadernos de estudos. No primeiro, o op. 10, encontramos um Chopin preocupado em vencer dificuldades primárias, como um sistematismo escolar dos estudos de Czerny. Já os problemas no op 25 são mais de natureza estética, combinações engenhosas de notas duplas e uma busca de sonoridades por meio de texturas altamente elaboradas. É por isso que devemos tratar cada caderno separadamente, porque são obras de duas fases distintas de Chopin, cada uma com diferentes graus de maturidade pianística.
Módulo 1 - Estudos Op. 10 (22 e 23/10):
1o dia: Op. 10 Nos 3, 5, 6, 9, 11 e 12
2o dia: Op. 10 Nos 1, 2, 4, 7, 8 e 10
Módulo 2 - Estudos Op. 25 (5 e 6/11):
1o dia: Op. 25 Nos: 1, 2, 5, 7, 9 e 12
2o dia: Op. 25 Nos: 3, 4, 6, 8, 10 e 11
INFORMAÇÕES GERAIS
- Apresentação: Miguel Angel Scebba
- Público-alvo: Professores e estudantes de piano
- Data de realização:
- 1o módulo: 22 e 23/10 (Sábado e Domingo)
- 2o módulo: 5 e 6/11 (Sábado e Domingo)
- Horário: 16:00 às 18:00 (Horário de Brasília) ---> Carga-horária total de 4 horas.
- Plataforma: Zoom
- Acesso: O link da aula será enviado até 1 hora antes do início da aula, através do e-mail e do grupo de alunos de Whatsapp. Favor conferir se o e-mail está na caixa de SPAM.
- Disponibilidade: As aulas serão ao vivo, mas serão gravadas e ficarão disponíveis para os alunos até 90 dias.
Inscrições: Até o dia 21/10/22 às 22:00
- Preço:
- Cada módulo separado: R$ 198,00 (Cento e Noventa e Oito Reais)
- Pacote com os 2 módulos: R$ 375,00 (Trezentos e Setenta e Cinco Reais)
INSCRIÇÃO E PAGAMENTO:
Para se inscrever, basta preencher o formulário de inscrição, realizar o pagamento através do Botão Pagseguro e enviar comprovante de pagamento para o e-mail workshops.virtuosi@gmail.com
- Formulário de inscrição para o workshop: https://forms.gle/4ubVUbKd2wRSiYF78
- Pagamento da opção "Pacote com os 2 módulos" - R$ 375,00 - (Pix, boleto e em até 12 vezes no cartão de crédito):?
- Pagamento da opção "1o módulo" - R$ 198,00 - (Pix, boleto e em até 12 vezes no cartão de crédito):
- Pagamento da opção "2o módulo" - R$ 198,00 - (Pix, boleto e em até 12 vezes no cartão de crédito):
- Em caso de dúvidas: Entrar em contato pelo e-mail workshops.virtuosi@gmail.com ou pelo whatsapp: (31) 99177-9454
MIGUEL ANGEL SCEBBA
Com uma sólida formação musical e uma carreira de sucesso, o argentino Miguel Angel Scebba é o que podemos chamar de músico completo: pianista virtuoso de interpretações arrebatadoras, Scebba é também um notável pedagogo da música, além de prolífico compositor.
Nascido em Buenos Aires, no seio de uma família italiana de grande cultura, Scebba aprendeu a tocar violino aos quatro anos com seu pai e piano aos cinco com o pianista esloveno Anton Soler Biljenski. Aos nove anos, começou a estudar contraponto e composição com o grande operista Alfredo Schiuma. Com 20 anos, mudou-se para a URSS, continuando seus estudos no Conservatório de Kiev com Valery Sagaidachny e em São Petersburgo com o pianista e professor Vladimir Nilsen. Finalmente, passa mais dois anos estudando no Conservatório Tchaikowsky de Moscou, sob a orientação do professor Vladimir Natanson.
Scebba terminou seus estudos em Moscou com tanto destaque, que imediatamente passou a fazer parte do elenco da companhia estatal de concertos da URSS (Gosconcert) com a qual fez numerosas turnês pela ex-União Soviética na década de 1980. Nos anos seguintes, ampliou sua atuação para a Europa ocidental, América Latina e Estados Unidos.
Já se apresentou com importantes orquestras, como a do Conservatório de Kiev (Ucrânia), a Filarmônica de Buenos Aires e as Sinfônicas da Criméia (Rússia), da Bahia e Paraná (Brasil), Mar del Plata, San Juan e Mendoza (Argentina), Concepción , La Serena e Temuco (Chile) e Havana (Cuba). Com a Filarmônica de Tübingen (Alemanha), fez uma extensa turnê por várias cidades na Alemanha e na Suíça. Entre os diretores com quem tem colaborado como solista estão Pedro Ignacio Calderón, Enrique Ricci, Joachim Harder, Alexander Dolinsky, Nicolás Pasquet, Alexey Izmirliev, Nicolás Rauss, Javier Logioia, Jorge López Marín, David Handel, Lior Shambadal, Jorge Fontenla, Benoit Renard, Alberto Merenzon, Lutero Rodrigues, Carlos Prazeres, Igor Manasherov, Arman Tigranian, Yana Anenkova, entre outros.
Scebba também é um compositor prolífico: oito sinfonias, além de numerosas obras de câmara, órgão e vocais, muitas delas executadas e gravadas na França, Rússia, Brasil e Uruguai. Sua formação como compositor começou também na infância e concluiu com a orientação de Aram Khatchaturian em Moscou.
De 1990 a 2017, foi professor titular de piano da Universidade Nacional de San Juan ? Argentina e Professor do Mestrado em Piano da Universidade Nacional da Colômbia (Bogotá). Foi colaborador da UFBA e também professor visitante ou artista residente em cerca de 20 instituições de ensino de América, Europa e Rússia. É frequentemente convidado como membro de júri em prestigiados concursos internacionais. Atualmente dá aulas particulares e é convidado a ministrar cursos sobre diversos assuntos pianísticos, especialmente sobre a escola russa de piano, tanto na iniciação como na técnica e interpretação avançada. Seus alunos obtêm frequentemente prêmios em concursos internacionais.