Pedagogia Pianística - Iniciação e intermediário
Cursos Online

Pedagogia russa de piano (Scebba)

Pedagogia russa de piano (Scebba) - Foto 1

Pedagogia russa de piano

Os pianistas russos são conhecidos por sua grande técnica e expressividade, mas o sucesso deles é obtido através de um processo de estudos bastante eficiente. Como isso é feito?

Neste curso, o professor Miguel Ángel Scebba mostrará os fundamentos da pedagogia russa de piano, fornecendo a base técnica e interpretativa para os níveis de iniciação e intermediário, com foco em crianças entre 7 e 12 anos. A prática pedagógica tem muitos desafios e, por isso, apresentamos também estratégias para o desenvolvimento de alunos que começaram com bases inadequadas ou aqueles que iniciam mais tarde, incluindo adultos.

Formado na União Soviética nos Conservatórios de Moscow, São Petersburgo e Kiev, o argentino Miguel Angel Scebba é o que podemos chamar de músico completo: pianista virtuoso de interpretações arrebatadoras, Scebba é também compositor e atua como professor há mais de 50 anos. Radicado na Bahia, foi Professor Titular da Universidade de San Juan (Argentina) e hoje é um dos principais pianistas em atividade no Brasil.

CONTEÚDO

Aula 1 - A etapa do non legato

  • Educação do ouvido: A música é a arte do som, por isso, o primeiro objetivo desta aula é a educação do ouvido
  • Desenvolvimento de leitura: Como desenvolver o hábito da leitura. Método para fixar a vista na partitura em lugar de olhar para a mão. Nível de leitura musical esperado ao fim desta etapa.
  • Etapa do non legato: Como soltar o braço e o pulso do aluno, e ao mesmo tempo, organizar a postura de seu conjunto de cinco dedos sobre o teclado. Habilidades técnicas que deve adquirir ainda tocando non legato.
  • Sentido musical: Tempo e dinâmica como ferramentas da interpretação.

Aula 2 - A etapa do legato

  • Etapa do legato: O trabalho musical ganha muitos recursos com a habilidade de ligar ou separar sons e aqui reforçamos os conceitos de frase e articulação ensinados na primeira etapa.
  • Movimentos: Educação do pulso e seus movimentos ascendentes e descendentes,
  • Sentido musical: Desenvolvimento de recursos dinâmicos.
  • Tocar com as duas mãos: Desenvolvimento da capacidade de execução simultânea das duas mãos.

Aula 3 - Desenvolvimento de repertório

  • Caso ideal: Objetivos básicos a serem alcançados num caso ideal de uma criança que começa aos 7 anos de idade.
  • Programa típico: Programa típico a ser executado com eficiência em cada uma das seguintes idades: 9, 12, 15 e 18 anos.
  • Desenvolvimento técnico: Trabalho sobre a técnica em exercícios e estudos paralelamente à execução de peças (Escalas, arpejos e acordes).
  • Quatro mãos: Importância da execução a quatro mãos, no começo com o professor e posteriormente com os colegas.
  • Aspectos humanos gerais: comportamento, disciplina, estudo, papel da família, necessidade de acompanhamento dos pais. Relação com a música de concerto, escutar com frequência e conhecimento do repertório pianístico. Necessidade de dispor de um instrumento. Tempo de estudo, administração pessoal do mesmo.

Aula 4 - Temas especiais

  • Problemas de formação básica: Correções ou redirecionamento de crianças ou jovens com defeitos de formação básica
  • Alunos adultos: Desenvolvimento de alunos adultos.
  • Dúvidas: Discussão sobre dúvidas relacionadas aos temas das aulas anteriores.

INFORMAÇÕES GERAIS

  • Apresentação: Miguel Angel Scebba
  • Público-alvo: Professores e estudantes de piano
  • Data e horário de realização:
  1. Aula 1 - 7/12/2024 - Sábado: 16:00 às 18:00 (Horário de Brasília)
  2. Aula 2 - 8/12/2024 - Domingo: 17:00 às 19:00 (Horário de Brasília) . Atenção à alteração do horário
  3. Aula 3 - 14/12/2024 - Sábado: 16:00 às 18:00 (Horário de Brasília)
  4. Aula 4 - 15/12/2024 - Domingo: 16:00 às 18:00 (Horário de Brasília)
  • Carga-horária total: 8 horas
  • Plataforma: Nutror (Eduzz)
  • Acesso: Os links das aulas estarão disponíveis na plataforma Nutror assim que o aluno comprar o curso.
  • Disponibilidade: As aulas serão ao vivo, mas serão gravadas e ficarão disponíveis para os alunos até 180 dias.
  • Inscrições: Até o dia 6/12/2024, às 18 horas
  • Preço:
  1. Valor à vista: R$ 490,00 (Quatrocentos e Noventa Reais)
  2. Parcelamento disponível em até 12 vezes através do PagSeguro

INSCRIÇÃO E PAGAMENTO:

  • Para se inscrever, basta preencher o formulário de inscrição, realizar o pagamento através do Botão Pagseguro e enviar comprovante de pagamento para o e-mail academiavirtuosi@gmail.com
  • Formulário de inscrição para o workshop: https://forms.gle/hnaR1kS2SJcBGncf6
  • Clique no botão abaixo para fazer o pagamento:

MIGUEL ANGEL SCEBBA

Com uma sólida formação musical e uma carreira de sucesso, o argentino Miguel Angel Scebba é o que podemos chamar de músico completo: pianista virtuoso de interpretações arrebatadoras, Scebba é também um notável pedagogo da música, além de prolífico compositor.

Nascido em Buenos Aires, no seio de uma família italiana de grande cultura, Scebba aprendeu a tocar violino aos quatro anos com seu pai e piano aos cinco com o pianista esloveno Anton Soler Biljenski. Aos nove anos, começou a estudar contraponto e composição com o grande operista Alfredo Schiuma. Com 20 anos, mudou-se para a URSS, continuando seus estudos no Conservatório de Kiev com Valery Sagaidachny e em São Petersburgo com o pianista e professor Vladimir Nilsen. Finalmente, passa mais dois anos estudando no Conservatório Tchaikowsky de Moscou, sob a orientação do professor Vladimir Natanson.

Scebba terminou seus estudos em Moscou com tanto destaque, que imediatamente passou a fazer parte do elenco da companhia estatal de concertos da URSS (Gosconcert) com a qual fez numerosas turnês pela ex-União Soviética na década de 1980. Nos anos seguintes, ampliou sua atuação para a Europa ocidental, América Latina e Estados Unidos.

Já se apresentou com importantes orquestras, como a do Conservatório de Kiev (Ucrânia), a Filarmônica de Buenos Aires e as Sinfônicas da Criméia (Rússia), da Bahia e Paraná (Brasil), Mar del Plata, San Juan e Mendoza (Argentina), Concepción , La Serena e Temuco (Chile) e Havana (Cuba). Com a Filarmônica de Tübingen (Alemanha), fez uma extensa turnê por várias cidades na Alemanha e na Suíça. Entre os diretores com quem tem colaborado como solista estão Pedro Ignacio Calderón, Enrique Ricci, Joachim Harder, Alexander Dolinsky, Nicolás Pasquet, Alexey Izmirliev, Nicolás Rauss, Javier Logioia, Jorge López Marín, David Handel, Lior Shambadal, Jorge Fontenla, Benoit Renard, Alberto Merenzon, Lutero Rodrigues, Carlos Prazeres, Igor Manasherov, Arman Tigranian, Yana Anenkova, entre outros.

Scebba também é um compositor prolífico: oito sinfonias, além de numerosas obras de câmara, órgão e vocais, muitas delas executadas e gravadas na França, Rússia, Brasil e Uruguai. Sua formação como compositor começou também na infância e concluiu com a orientação de Aram Khatchaturian em Moscou.

De 1990 a 2017, foi professor titular de piano da Universidade Nacional de San Juan (Argentina) e Professor do Mestrado em Piano da Universidade Nacional da Colômbia (Bogotá). Foi colaborador da UFBA e também professor visitante ou artista residente em cerca de 20 instituições de ensino de América, Europa e Rússia. É frequentemente convidado como membro de júri em prestigiados concursos internacionais. Atualmente dá aulas particulares e é convidado a ministrar cursos sobre diversos assuntos pianísticos, especialmente sobre a escola russa de piano, tanto na iniciação, como na técnica e interpretação avançada. Seus alunos obtêm frequentemente prêmios em concursos internacionais.