Cursos Online

Técnica do Bel Canto: Verdi a Puccini (30_31/10)

Técnica do Bel Canto: Verdi a Puccini (30_31/10) - Foto 1

A TÉCNICA DE BEL CANTO DE VERDI A PUCCINI

O Bel Canto é uma tradição técnica e interpretativa da ópera italiana, originada no fim do século XVII e que teve seu apogeu no século XIX. Neste workshop, a soprano Patrizia Morandini abordará a técnica do Bel Canto na segunda metade do século XIX e no começo do século XX, em óperas de Verdi, Puccini e do Verismo (Mascagni e Leoncavallo), explicando como a técnica vocal mudou a partir da nova visão da dramaturgia.

CONTEÚDO:

PARTE TEÓRICA:

1 - Fundamentos teóricos a partir de tratados dos séculos XVIII e XIX
2 - Apoio e uso do diafragma

3 - Exercícios técnicos para agilidade e legato (vocalizes, picchiettato, escalas etc)
4 - Uso da palavra e acentos (fonética)
5 - Dramaturgia do recitativo
6 - Exemplos práticos em obras de Verdi, Puccini e de óperas do Verismo.

PARTE PRÁTICA:

Aplicação dos princípios teóricos apresentados em obras apresentadas pelos alunos participantes

INFORMAÇÕES GERAIS:

  • Idioma do curso: Português
  • Apresentação: Patrizia Morandini // Intermediação: Prof. Dr. Sérgio Anders
  • Data de realização: 30 e 31/10/2021
  • Horário: 10:00 às 12:00 (Horário de Brasília) --> Carga-horária total de 4 horas.
  • Plataforma: Zoom
  • Inscrições: até dia 29/10 às 17 horas.
  • Link: O link da aula será enviado aos participantes até 1 hora antes do início da aula através do whatsapp e do e-mail. Favor verificar a caixa de spam.
  • Disponibilidade: As aulas serão ao vivo, mas serão gravadas e ficarão disponíveis para os alunos até 23/12/2021 através da plataforma Vimeo.
  • Certificados: O aluno receberá um certificado de frequência em até 1 semana após o término do curso.
  • Preço: R$ 200,00 (Duzentos Reais)

INSCRIÇÃO E PAGAMENTO:

  • Para se inscrever, basta preencher o formulário de inscrição, realizar o pagamento através do Botão PagSeguro e enviar comprovante de pagamento para o e-mail workshops.virtuosi@gmail.com

  • Formulário de inscrição para o workshop: https://forms.gle/W7Gowatj2GKbZ3bH8

  • Para pagamentos via cartão de crédito, boleto ou pix, favor acessar o botão do Pagseguro:


  • Para cantar na parte prática do workshop: Após o pagamento da inscrição, os candidatos que quiserem se apresentar como alunos ativos da parte prática do workshop devem preencher o formulário a seguir e enviar a gravação até o dia 27 de outubro: https://forms.gle/KjELvsczN8dqeAY57
  • Em caso de dúvidas: Entrar em contato pelo e-mail workshops.virtuosi@gmail.com ou pelo whatsapp: (31) 99282-4418.

PATRIZIA MORANDINI:

Filha de pai italiano e mãe brasileira, a soprano Patrizia Morandini nasceu em Belo Horizonte e se mudou com a família para Florença (Itália) ainda criança. Naquela cidade, diplomou-se em canto lírico no Conservatório Luigi Cherubini, onde também concluiu uma especialização em Música de Câmara Vocal. Estudou com vários professores italianos, dentre os quais se destacam Nella Anfuso, Liliana Poli, Alfredo Kraus, Margherita Ferroni e Margherita Rinaldi.

Finalista do Concurso Internacional Luciano Pavarotti (Filadélfia/EUA) e júri de diversos concursos de canto lírico, Patrizia Morandini desenvolveu uma extensa carreira como solista, apresentando-se nos papéis principais de várias óperas, como Il Trovatore, Orfeo e Euridice, Tosca, Turandot, Carmen, Madame Butterfly, La Bohème, A Força do destino, Pagliacci, Suor Angélica, Um Baile de Máscara, Aída, Norma, Manon Lescaut, Dama Di picche, Adriana Lecouvreur e várias outras.

Ao longo de sua carreira internacional, apresentou-se em diversos países, como Rússia, Brasil, Venezuela, França, Espanha, Portugal, Inglaterra, África do Sul, Alemanha, Grécia, Moldávia, Arábia Saudita, Croácia, Romênia, Eslovênia, Hungria e EUA.

Participou de numerosas transmissões na Itália e no exterior, dentre as quais se destacam a RAI (Itália), as TVs estatais da Rússia e da Romênia, TV1 (Grécia), TV Bahia, Rede Minas, TV Cultura e Rede Globo (Brasil). Gravou para o selo Bongiovanni as óperas “Ernani” de V. Bellini e “Cleopatra” de D. Cimarosa e para o selo MIM as canções de Carlos Gomes. É diretora e professora da Florence Opera, uma escola de canto lírico em Florença, que realiza Master Classes Internacionais e diversas produções de ópera, como Dido e Enéas (Purcell), Barbeiro de Sevilha (Rossini), Suor Angélica, Madame Butterfly, La Boheme e Tosca (Puccini) e várias outras.

Website: www.patriziamorandini.net