Violão Brasileiro (Gravado) - Virtuosi Produções Artísticas - LTDA
Cursos Online

Violão Brasileiro (Gravado)

Violão Brasileiro (Gravado) - Foto 1

Violão Brasileiro: Partituras para violão no Brasil - do século XIX à década de 1930.

Curso de 4 horas dividido em dois módulos de 2 horas. No primeiro, traça-se um panorama geral das partituras para violão que foram produzidas ou circularam no Brasil desde a primeira metade do século XIX, entre manuscritos, impressos, revistas, álbuns e cópias. No segundo, como um desdobramento das possibilidades e descobertas discutidas no primeiro módulo, toma-se como objeto de estudo a produção para violão solo de Joaquim Francisco dos Santos (1873-1935), o “Quincas Laranjeiras”, com a apresentação de 15 partituras e/ou registros audiovisuais, 11 dos quais inéditos. Tangencialmente, o curso também aborda a presença de peças para violão em acervos brasileiros e europeus, discute as possibilidades de levantamento, catalogação, edição e difusão deste repertório, em diálogo com algumas das principais pesquisas (já publicadas ou em andamento) em torno do tema. Curso destinado a pesquisadores, professores, estudantes ou interessados no repertório e nas histórias do violão no Brasil. Não é necessário pré-requisitos para participar.

INFORMAÇÕES GERAIS:

  • Apresentação: Dr. Humberto Amorim // Intermediação: Profa. Juliana Oliveira
  • Data de realização: 26 e 27 de março de 2022 (sábado e domingo)
  • Horário: 16:00 às 18:00 (Horário de Brasília) --> Carga-horária total de 4 horas.
  • Plataforma: Zoom
  • Inscrições: até dia 25 de março às 17 horas
  • Link: O link da aula será enviado aos participantes até 1 hora antes do início do curso através do whatsapp e do e-mail. Favor verificar a caixa de spam.
  • Disponibilidade: As aulas serão ao vivo, mas serão gravadas e ficarão disponíveis para os alunos por 90 dias através da plataforma Vimeo
  • Preço: R$ 180,00 (Cento e Oitenta Reais)

INSCRIÇÃO E PAGAMENTO:

  • Para se inscrever, basta preencher o formulário de inscrição, realizar o pagamento através do Botão Pagseguro e enviar comprovante de pagamento para o e-mail workshops.virtuosi@gmail.com. Ressaltamos que a inscrição só será confirmada mediante o recebimento do pagamento.

  • Formulário de inscrição: https://forms.gle/rmKjp6KFLgUznJgF7

  • Pagamento: Pode ser feito por pix, cartão de débito, crédito ou boleto através da plataforma PagSeguro. Favor clicar no botão abaixo:

HUMBERTO AMORIM

Doutor em Musicologia, Mestre em Práticas Interpretativas, possui ainda três graduações na área musical (Violão, Música Popular Brasileira/Arranjo e Licenciatura). Em 2014, recebeu bolsa integral da Fonds de Dotation Porosus para cursar o II Máster de Violão Clássico da Universidade de Alicante (ESP), onde estudou com David Russel, Manuel Barrueco, Hopkinson Smith, Paul O’dette, Roberto Aussel, Fábio Zanon, entre outros. Aos 28 anos, tornou-se o mais jovem efetivo a ingressar no corpo docente da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde leciona a cadeira de violão desde 2007. Também é o pesquisador mais jovem a publicar pela Academia Brasileira de Música, instituição pela qual lançou 02 livros: Ricardo Tacuchian e o Violão (2014) e Heitor Villa-Lobos e o Violão (2009), este último esgotado e considerado pela crítica “a maior pesquisa já realizada sobre o assunto no Brasil” (Revista Violão Pro, 2009), “um estudo minucioso” (Revista Concerto, 2010) e “leitura obrigatória para quem quiser entender a obra do compositor para o instrumento” (Jornal da Associação de Violão do Rio de Janeiro, 2010). Sua discografia inclui 01 Documentário-Musical (Céus de Rondônia/FUNARTE-2012) e 01 DVD (Tacuchian por Humberto Amorim/ABM-2015). Dentre os diversos concursos, prêmios e editais nos quais foi laureado, destacam-se a Bolsa Interações Estéticas 2012 (FUNARTE) e a Bolsa de Pesquisador Residente da Fundação Biblioteca Nacional (PNAP-R 2015/FBN).