Vênus e Adônis (Academia de Ópera Virtuosi/2023)
Edital para a seleção de participantes para a
Academia de Ópera Virtuosi e Montagem da ópera
"Vênus e Adônis" de J. Blow
A prefeitura Municipal de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, e a UNA apresentam a ópera "Vênus e Adônis" de John Blow, que será realizada no dia 16/7/23, às 19 horas, no Cine Theatro Brasil, em Belo Horizonte.
A Virtuosi Produções, por meio deste edital, faz saber aos interessados que estão abertas as inscrições para a Academia de Ópera Virtuosi, que selecionará participantes para a formação de coro, orquestra e corpo de baile para a apresentação da referida ópera.
I) Ementa:
Desenvolver atividades de performance com cantores líricos, dançarinos e instrumentistas voltadas para a montagem da ópera "Vênus e Adônis" de John Blow. As aulas e ensaios ocorrerão no período de 4 a 14 de julho de 2023, no Conservatório da UFMG, das 18:30 às 21:30, e a montagem será no dia 16 de julho de 2023, às 19:00, no Cine Theatro Brasil Vallourec, em Belo Horizonte .
II) Público-alvo:
Cantores líricos, dançarinos e instrumentistas da comunidade em geral, residentes no Brasil.
III) Vagas oferecidas:
Serão abertas 50 vagas e oferecidas 25 bolsas de acordo com a seguinte planilha:
IV) Conteúdo programático das oficinas:
A) Canto lírico: Oferecida para os cantores solistas e participantes do coro, que deverão estudar a partitura da ópera "Vênus e Adônis" de John Blow e participar dos ensaios e da montagem da referida ópera. Oficina obrigatória para os cantores selecionados com 24 horas de duração.
B) Prática de Orquestra: Prática de orquestra barroca com os instrumentistas selecionados, que deverão estudar a partitura da ópera "Vênus e Adônis" de John Blow e participar dos ensaios e da montagem da referida ópera. Oficina obrigatória para os cantores selecionados com 24 horas de duração.
C) Dança: Montagem da coreografia a ser criada pelo coreógrafo para a montagem da referida ópera. Oficina obrigatória para os dançarinos selecionados, com 18 horas de duração.
D) Criação de figurino e adereços cênicos: Oficina para a criação de figurino e adereços cênicos com a Profa. Isabel Galéry. Oficina obrigatória para cantores e dançarinos, com 4 horas de duração.
V) Critérios para seleção de participantes:
Os participantes deverão preencher o formulário de inscrição e enviar o curriculum e um link de uma gravação em vídeo de livre escolha. Caso não seja atingido o número mínimo de participantes, a comissão organizadora deverá convidar artistas para preencher as vagas remanscentes.
VI) Inscrições:
- Dias de realização das aulas: 4, 5, 6, 7, 11, 12, 13 e 14 de julho de 2023
- Horário: 18:30 às 21:30
- Local: Conservatório da UFMG ? Avenida Afonso Pena, 1534, Centro, Belo Horizonte/MG
- Público-alvo: Estudantes e profissionais da música
- Período de Inscrição: 01 a 28/6/2023
- Inscrições através do formulário: https://forms.gle/xuGnPdTrvGTE9Z9C9
- Em caso de dúvidas: Entrar em contato pelo e-mail workshops.virtuosi@gmail.com ou pelo whatsapp: (31) 99177-9454
- Divulgação do resultado das inscrições: Dia 29/6/2023 às 20 horas
VII) Pagamento:
O pagamento dos bolsistas será realizado após a realização da ópera, em até 5 dias úteis, mediante a apresentação de Nota Fiscal ou RPA (Recibo de Pagamento de Autônomo). Caso a Nota Fiscal seja de uma associação, deve-se apresentar o comprovante de vínculo. Com relação ao RPA, será descontado o valor de 11% referente ao recolhimento do INSS.
PROFESSORES CONVIDADOS:
A) Prática de coro - Diego D'Almeida e Sérgio Anders
O baixo-barítono Diego D'Almeida é Doutor em Música pela UFMG e exerce extensa atividade acadêmica na área do Canto Lírico. Na Escola de Música da Universidade Estadual de Minas Gerais, ocupa os cargos de Professor de Canto Lírico e os de Coordenador do Curso de Bacharelado em Música e do Grupo Experimental de Ópera (GEO). Atua também como professor de canto lírico da Escola de Música do CEFART/Fundação Clóvis Salgado e por muitos anos foi cantor do Coral Lírico de Minas Gerais e do Coral Ars Nova da UFMG.
O contratenor Sergio Anders é membro honorífico da Sociedade Estadunidense de Músicos Pi Kappa Lambda National Music Honor Society. É Doutor em Música pela Escola de Música da UFMG, onde também concluiu os cursos de Bacharelado em Canto e Licenciatura em Música. Nos EUA, concluiu o Mestrado em Performance Musical (Universidade da Dakota do Norte) e uma Especialização em Música Antiga (Indianna University). Atualmente, é Professor Doutor da Universidade Federal do Amazonas e foi também professor das Escolas de Música da UEMG, UFMG, Cefart e do Conservatório de São João del Rey. Como cantor, atuou por 25 anos como contralto do Coral Lìrico de MInas Gerais.
B) Prática de Orquestra - André Brant e Alexandre Kanji
André Brant é maestro assistente da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, já tendo participado de diversas produções de ópera da Fundação Clóvis Salgado. É bacharel em Regência pela Escola de Música da UFMG e cincluiu o Mestrado em Regência e Correpetição em Dresden (Alemanha). É também professor do CEFART e diretor da Companhia MIneira de Ópera.
Alexandre Kanji é o spalla da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais e morou por muitos anos na Holanda, onde concluiu o Bacharelado em Violino no Conservatório de Haia e o Mestrado no CODARTS. É fundador do Trio de Belo Horizonte e por muitos anos foi 1o violino da Orquestra Filarmônica da Holanda.
C) Dança - Rodrigo Antero
Rodrigo Antero é artista da dança e teatro, performer, preparador corporal, professor pesquisador em artes cênicas e graduado em Licenciatura em Dança e Teatro e Bacharelado em Interpretação Teatral pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atualmente, é professor de Dança na Escola Livre de Artes Arena da Cultura e no Centro de Formação Artística e Tecnológica da Fundação Clóvis Salgado (CEFART) e mestrando no PPG-Artes da Escola de Belas Artes da UFMG.
D) Criação de figurino e adereços cênicos: Isabel Galery
A artista plástica Isabel Galery é formada pela UFMG e pós-graduada em Artes, pela UFMG, UEMG e PUC Minas. Recebeu diversos prêmios em salões e rodou mundo em exposições individuais e coletivas, em países como Italia, França, Alemanha, Argentina, Portugal, bem como todo Brasil. É membro da ALA, Academia Latino Americana de Artes e do Coletivo de Arte Libertas.
_______________________________________________________
RESULTADO DA SELEÇÃO:
1) Coro:
A) Sopranos:
Bolsistas:
Iná Leite Duarte
Jennifer Santos Moreira de Carvalho
Não bolsista:
Laura de Assis Pereira Almeida
B) Contraltos:
Bolsistas:
Bárbara Augusta Brasil Nicolau
Sônia Apcon
Não bolsistas:
Jamara Dultra Lopes
Francimar RIbeiro da Silva
C) Tenores:
Bolsistas:
Carlos Leonam Dornelles D'Elia
Evandro Rodrigo Silva
D) Baixos:
Bolsistas:
Rafael Cordeiro Capossi
Alexander Schimith Pereira
Não bolsista:
Sérgio Murilo Borborema Gomes
2) Ballet:
Leonardo da Silva Molina
Bárbara Nogueira Rodrigues
Clarice Costa Ferreira
Ana Laura Mendes Sousa
3) Orquestra:
A) Violinos:
Bolsistas:
FILLIP MATHEUS
VIVAN BRENDA SACRAMENTO
ANDRÉ LODI
VIVIANE RAMOS GOMES DE OLIVEIRA
MARIANA SPEZIALI MENEGAZZI ALMEIDA
Não Bolsistas:
LAURA SANTIAGO
ANA PAULA FERREIRA GOMES
B) Violas:
Bolsistas:
ALYSSON RODRIGUES
HASSUERO COUTINHO
LUDSON VITOR SALLES ALVES
Não Bolsistas:
JHONATA LINO MACHADO
IAN BUSTAMANTE
JOÃO MARCOS NOBRE
CHARLISTON OTÁVIO CRUZ
LUÍS OTÁVIO DOS SANTOS SIQUEIRA
C) Violoncelo:
Bolsistas:
SÉRGIO RABELLO (Violoncelo Principal)
DEVERSON CORREA
Não Bolsistas:
ISABELLA TEIXEIRA ARAÚJO
CARLOS EDUARDO DOS SANTOS SIQUEIRA
ARTHUR MARQUES MARTINS BUSTAMANTE
D) Contrabaixo
Bolsista:
ACÁCIO GONÇALVE DOS SANTOS NETO
Não Bolsista:
NIKOLLY RAMOS
E) Flautas:
JOANNA ARAÚJO
FABRÍCIO MALAQUIAS ALVES