Academia de Música Coral - Manaus
Espetáculos e Projetos
Produções em andamento

Academia de Música Coral - Manaus

Academia de Música Coral - Manaus - Foto 1

Edital de seleção de participantes para a Academia de Música Coral

A prefeitura Municipal de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e a Lei Aldir Blanc, apresenta a "Academia de Música Coral". Durante quatro semanas, os alunos selecionados participarão de aulas de canto coral para música historicamente informada. Ao fim do curso, haverá a apresentação de um concerto para coro misto à capela, no dia 18 de agosto de 2025, às 19 horas, na Paróquia São Bento, no bairro Cidade Nova, Manaus (AM).


1) Ementa:


Desenvolver atividades de performance com cantores líricos voltadas para a montagem de um concerto para coro misto à capela, com obras de Tomás Luis de Victoria, que será realizado na Paróquia São Bento, no dia 18 de agosto de 2025, às 19 horas.

2) Público-alvo:


Cantores líricos da comunidade em geral, residentes em Manaus ou em outras cidades do Brasil.


3) Vagas oferecidas:


3.1 - Serão selecionados até 16 alunos bolsistas, que receberão uma bolsa-estímulo no valor de R$ 500,00 (Quinhentos Reais):

Categoria

Vagas Totais

Bolsas Oferecidas

Sopranos

4

4

Altos

4

4

Tenores

4

4

Baixos

4

4

4) Conteúdo programático da oficina:

Prática de canto coral para música historicamente informada: Oferecida para os cantores selecionados, que deverão estudar as partituras que serão disponibilizadas e participar dos ensaios, bem como do referido concerto; oficina obrigatória para os cantores selecionados, com 21 horas de duração.

5) Professores convidados:

A) Canto coral para música historicamente informada

O contralto masculino Sérggio Andêrs é Doutor em Música pela Escola de Música da UFMG, onde também concluiu os cursos de Bacharelado em Canto e Licenciatura em Música. Nos EUA, concluiu o Mestrado em Performance Musical (Universidade da Dakota do Norte) e uma Especialização em Música Antiga (Indianna University). Atualmente, é Professor Doutor da Universidade Federal do Amazonas e foi também professor das Escolas de Música da UEMG, UFMG, Cefart e do Conservatório de São João del Rey. Como cantor, atuou por 25 anos como contralto do Coral Lírico de Minas Gerais.

B) Regência Coral

A maestra Sabrina Costa é bacharel em Regência pela Universidade do Estado do Amazonas, pós-graduada em Arranjo Musical pela Faculdade Unyleya e Voz Cantada pela Faculdade Novo Horizonte. Tem experiência como contralto no Madrigal da Universidade do Estado do Amazonas e Coro de Câmara de Manaus, neste também como regente assistente. Atualmente é professora de Canto no Liceu de Artes e Ofícios Cláudio Santoro.

O maestro Bruno Nascimento é bacharel em Regência pela Universidade do Estado do Amazonas, pós-graduada em Arranjo Musical pela Faculdade Unyleya e Voz Cantada pela Faculdade Novo Horizonte. docente lotado desde 2010 na Faculdade de Artes da Universidade Federal do Amazonas (Faartes/Ufam). Possui doutorado em Regência Orquestral pela Universidade da Califórnia, Los Angeles (UCLA), mestrado em Regência Orquestral pela Universidade de Missouri, Columbia (MU), e graduação em Regência pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Também reúne experiência de uma contínua carreira como maestro na Europa e Estados Unidos da América.

6) Critérios para seleção de participantes:

6.1 - As inscrições são gratuitas e poderão ser enviadas até no dia 05/7/25, às 23:59.

6.2 - Os participantes deverão preencher o formulário de inscrição e enviar um vídeo através de um link não listado no Youtube, executando sua linha vocal da peça de confronto "Sancta Maria. Succurre miseris".

6.3 - A prioridade das vagas do coro será para cantores líricos, mas há também a possibilidade de inscrição para instrumentistas e regentes que tenham interesse em canto coral, desde que tenham condições técnicas necessárias para a execução do repertório.

6.4 - É possível se inscrever em mais de uma categoria, para isso, basta preencher o formulário novamente para a vaga desejada.

6.5 - Caso o formulário de inscrição tenha algum campo preenchido incorretamente, a inscrição será automaticamente cancelada.

6.6 - Não será necessário o vínculo com alguma universidade ou instituição de ensino.

7) Cronograma:

Abaixo está o cronograma de ensaios e concertos. Os horários estão sujeitos a alterações, mas os dias estão confirmados.

Data

Dia da semana

Horário

Local

Atividade

Professores

Participantes

7, 9, 11, 14, 16, 18, 21, 23, 25, 28 e 30/7

Segunda, Quarta e Sexta

19:00 às 21:00

CAUA 1

Ensaio musical

Andêrs e Nascimento

Todos

1, 4, 6, 8, 10, 13 e 15/8

Segunda, Quarta e Sexta

19:00 às 21:00

CAUA 1

Ensaio musical

Andêrs e Nascimento

Todos

18/8/25

Segunda-feira

19:00 às 21:00

Paróquia São Bento

Concerto

Andêrs e Nascimento

Todos

8) Inscrições:

9) Pagamento das bolsas de estímulo:

9.1 - Para receber a bolsa-estímulo, o participante deve ter no mínimo 75% de frequência às aulas e enviar nota fiscal de MEI próprio ou de alguma associação artística, em até 2 dias após a execução da récita.

9.2 - Caso a Nota Fiscal seja de uma associação, deve-se apresentar o comprovante de vínculo.

9.3 - Em hipótese alguma haverá contratação como pessoa física através de RPA.

9.4 - O pagamento dos bolsistas será realizado em até 5 dias úteis após o recebimento da Nota Fiscal, que poderá ser emitida por MEI próprio ou através de alguma associação artística.

9.5 - Em hipótese alguma haverá pagamento de nota fiscal de MEI de terceiros.


Comente este conteúdo